Papiro

Papiro

quarta-feira, 28 de abril de 2010


PAPIRO - HISTÓRIA

www.esab.ipbeja.pt/museu/pagina%20web/papiro.jpg



No Egito Antigo nas margens do rio Nilo o papiro era encontrado . Foi muito utilizado pelos egípcios para diversos propósitos. As folhas eram sobrepostas e trabalhadas para serem transformadas numa espécie de papel, conhecido pelo mesmo nome da planta. Este papel era utilizado pelos escribas egípcios para escreverem textos e registrarem as contas do império.

www.khanelkhalili.com.br/


Vários rolos de papiro, contando a vida dos faraós, foram encontrados pelos arqueólogos nas Pirâmides egípcias.O papiro tinha outras funções no Egito Antigo. Os artesãos utilizavam a planta para a fabricação de cestos, redes e até mesmo pequenas embarcações (através da formação de feixes). Era também utilizado como alimento pelas pessoas mais pobres e também para alimentar o gado.

O rolo de papiro oferecia certas desvantagens:

a) tinha de ser enrolado novamente, depois de cada leitura;

b) era extremamente incômodo e difícil localizar uma determinada passagem;

c) devido ao excessivo uso, muitas vezes as partes se rasgavam no começo e no fim de um rolo, causando lacunae (lacunas) em um texto;
d) o papiro é um material frágil e muito sensível à umidade e, fora do Egito, onde o clima é seco, geralmente, desintegra-se, em menos de 100 anos. O fato de grandes e importantes partes da literatura, e dos documentos oficiais do mundo antigo, se perderam irremediavelmente, teve consequencias desastrosas para a História.

A partir do século VI da era comum, o uso do papiro diminuiu paulatinamente, entre todos os povos, à medida que ia se difundindo o uso do papel. O papiro, como matéria-prima do livro, continuou a ser empregado, embora cada vez em menor proporção, até o século X da era comum. Onde se manteve mais tempo em uso foi na chancelaria papal, que, em 1056, expediu um documento do papa Vítor II, o qual, tanto quanto se sabe, é um dos últimos textos de importância escrito em papiro.

Até hoje os egípcios plantam e utilizam o papiro, porém podemos encontrar plantações desta planta em regiões do sul da Itália.



Nenhum comentário:

Postar um comentário